SER EDUCADOR SOCIOPROFISSIONAL

O Educador Socioprofissional demarca-se da educação geral, e sobretudo da escolar, pelo carácter não formal de uma intervenção direccionada para todas as pessoas, independentemente da sua situação na vida.
O Educador Socioprofissional é um técnico que desenvolve a sua actividade mediante a formulação e realização de projectos educativos/ ou de vida, tendo como objectivo, intervir junto de populações em risco. O trabalho do Educador Socioprofissional desenvolve-se através de acções de prevenção e de (re) inserção social que conduzam ao desenvolvimento Pessoal, Social e Profissional dos cidadãos com vista à melhoria da sua qualidade de vida.
Os educadores Socioprofissionais ocupam um lugar de destaque na liderança do processo pedagógico. Eles são promotores privilegiados da condição humana e é nesse sentido que são reconhecidos como técnicos de relação, o que torna o seu carácter técnico irredutível a qualquer lógica instrumental.

Os princípios que o educador social deve respeitar são:
O princípio de liberdade: Para garantir o princípio de liberdade, o educador deve promover nos outros máximos de liberdade.

O princípio de emancipação: no princípio da emancipação o educador deve agir com o maior grau de independência possível relativamente à sua implicação na sociedade.

O princípio da verdade: no princípio da verdade, ele deve dizer a verdade aos outros, designadamente aos educandos.
O princípio do valor da vida: no princípio do valor da vida o educador deve aceitar as crenças e valores de todos os seres humanos.

O princípio do auto-desenvolvimento: no princípio da privacidade o educador deve respeitar a integridade de todas as pessoas.

O princípio da privacidade: no princípio de auto -desenvolvimento deve promover, em todos, o seu bem-estar mental, físico e social.

Em todas as circunstâncias, estes princípios devem ser respeitados, mesmo que possam criar conflitos éticos aos educadores.