RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DA VISITA AO (CRI)

Relatório de Observação da visita


No âmbito da unidade curricular, Metodologias e Técnicas de Educação, Gerais e Especiais ll. Orientada pela docente: Orquídea Campos, foi-nos proposto fazer uma visita ao Centro de Respostas Integradas (CRI), localizado em Santa Maria da Feira.
Esta visita foi realizada no dia 31 de Maio pelas 15 Horas, fomos recebidas por duas colaboradoras da instituição, uma técnica de serviços sociais, e uma psicóloga. A Técnica de Serviços Socais, começou por abordar a forma como funciona o centro.
Este serviço pertence ao Centro de Respostas Integradas (CRI), Porto Central da Regional do Norte, atualmente deixarão de ter a designação de (CRI), passando a usar o nome de Equipa de Tratamento Especializada (ETE). Esta Equipa de Tratamento Especializado (ETE), é uma equipa especializada e multidisciplinar, que concentra o seu trabalho, na recuperação integral biopsicosocial dos utentes. Segundo a técnica de serviço social de inicio tratavam, essencialmente pessoas com problemas de drogas, e as suas famílias.
Posteriormente começaram a acolher e a encaminhar pessoas também ligadas ao álcool, uma vez que a sociedade, está em constante mudança. O Centro tenta acompanhar as necessidades.
Os utentes deste Centro chegam de várias formas: por vontade própria, acompanhados de familiares, encaminhados pelos médicos de família, escolas e rede social.
 Este Centro aposta não só na reabilitação, como também na prevenção, quando solicitados pelas escolas dão formação nesse sentido. O processo de reabilitação tem por objetivo criar hábitos de vida saudáveis, sendo depois encaminhados para as comunidades terapêuticas, dando continuidade ao processo, podendo o período de permanência ser estipulado pelo utente.
Nesta comunidade o processo é feito por fazes. Inicialmente começam por sair em grupo, depois passam para a fase seguinte, que consiste em receber a visita dos familiares, posteriormente vão de visita a casa, numa fase final os utentes são preparados para a reinserção de novo na sociedade, (esta é feita dentro da comunidade).
Este Centro expandiu as competências aos que tem problemas ligados ao álcool numa área de intervenção, abrangendo seis concelhos, Feira, Arouca, Vale de Cambra, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira e Espinho. Surgiu esta necessidade de dar resposta, porque os Centros de Saúde destas áreas encerraram, o apoio dado aos utentes encaminho-os para este Centro.
 As pessoas que recorrem ao Centro são na sua maioria dependentes do álcool, as drogas lícitas superam a procura das drogas ilícitas. Existe procura de todas as faixas etárias, havendo uma incidência maior na faixa etária entre os 20 – 35 anos.
O centro participa em programas de prevenção e acções sensibilização a pedido das escolas, utilizando o método de dramatização, representados os problemas da juventude.
Nesta visita ficou explicito que para além do tratamento de reabilitação temos uma ferramenta muito importante que consiste na terapia familiar, para entender o que leva as pessoas a tornar-se dependentes.
O trabalho em equipa é fundamental. Para esta visita usamos uma entrevista semiestruturada e observação participante com o objetivo de ficarmos a conhecer a Instituição, o seu funcionamento, as suas dinâmicas e o seu público-alvo.


 Guião de entrevista para a visita ao Centro de Respostas Integrada (CRI)
 Santa Maria da Feira Este Centro tem dez anos de vida. Dez anos de serviço especializado no tratamento de doentes com dependências.
 1 – Que tipos de dependências têm as pessoas que vão passando por este Centro nestes dez anos?
 2 – Como funciona este Centro?
 3 – Quais o objetivos que vão traçando para as pessoas que estão a tratar?
 4 – Este Centro trabalha em parcerias com outras entidades? Quais?
 5 – Em termos de resultados quais as taxas de sucesso?
6 – No momento difícil que estamos a atravessar, o Centro está a senti-lo de que forma?
Os nossos agradecimentos. O nosso muito obrigado pela disponibilidade para nos receber, deixamos votos de muito sucesso.
TRABALHO REALIZADO POR:
Camila Silva
 Maracy
Maria de Fátima
Maria Helena

Nenhum comentário:

Postar um comentário