GLOSSÁRIO


Animação-
Instrumento e um processo metodologico, que engloba um conjunto de métodos e técnicas, para dinamizar a participação de grupos e sectores sociais, é muito importante no desenvolvimento social e cultural da comunidade.

http://www.arte.unb.br/lis/fapfim/ani.html


Atitude -
Do latim aptitudinem atitude, através do italiano attitudine significa uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir em relação a grupos, questões, outros seres humanos, ou, mais especificamente, a acontecimentos ocorridos em nosso meio circundante. (Kardec, 1978, p. 7) É um dos conceitos fundamentais da psicologia social. Faz junção entre a opinião (comportamento mental e verbal) e a conduta (comportamento ativo) e indica o que interiormente estamos dispostos a fazer. Segundo Jean Meynard, “É uma disposição ou ainda uma preparação para agir de uma maneira de preferência a outra. As atitudes de um sujeito dependem da experiência que tem da situação à qual deve fazer face”. Pode se dizer também que é a “Predisposição a reagir a um estímulo de maneira positiva ou negativa”.

http://www.ceismael.com.br/artigo/atitude-e-comportamento.htm

Aura –
Etimologia: lat. aura, ae 'vento brando, brisa, o ar, sopro, hálito, brilho.
- Suposta manifestação de substância etérea que irradia de todos os seres vivos, somente perceptível por pessoas de sensibilidade especial.
- A Aura não é um corpo, é a manifestação energética de um determinado corpo.

http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/aura1.htm


Campo –
É o espaço de acção, o plano, a dimensão onde se manifestam os veículos e energias adjacentes dos mesmos. No caso especifico deste estudo trataremos com 3 campos: campo etérico, campo astral, campo mental.

http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/aura1.htm


Crianças “lobo” -
As crianças lobo são crianças que cresceram com contacto humano mínimo, ou mesmo nenhum. Podem ter sido criadas por animais (frequentemente lobos) ou, de alguma maneira, terem sobrevivido sozinhas. Normalmente, são perdidas, roubadas ou abandonadas na infância e, depois, anos mais tarde, descobertas, capturadas e recolhidas entre os humanos.

http://www.educacional.com.br/articulistas/luca_bd.asp?codtexto=220

Etologia-
É a disciplina que estuda o comportamento animal. Está ligada aos nomes de Konrad Lorenz e Niko Tinbergen, sob influência da Teoria da Evolução, tendo como uma de suas preocupações básicas a evolução do comportamento através do processo de seleção natural. Segundo Darwin, cada espécie é dotada do seu próprio repertório particular de padrões de comportamento, da mesma forma que é dotada das suas próprias particularidades anatómicas. Os etólogos estudam esses padrões de comportamento específicos das espécies, fazendo-o preferencialmente no ambiente natural, uma vez que acreditam que detalhes importantes do comportamento só podem ser observados durante o contato estreito e continuado com espécies particulares que se encontram livres no seu ambiente.

http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/etologia


Grupo-
Segundo Pichon-Rivière pode-se falar em grupo, quando um conjunto de pessoas
movidas por necessidades semelhantes, se reúnem em torno de uma tarefa específica.
Num cumprimento de desenvolvimento das tarefas, deixam de ser um amontoado de
indivíduos, para cada um assumir-se enquanto participante de um grupo com objetivo
mútuo.
Isto significa também que cada participante exercitou sua fala, sua opinião, seu silêncio,
defendendo seus pontos de vista.Portanto, descobrindo que, mesmo tendo um objetivo
mútuo, cada participante é diferente.Tem sua identidade - cada indivíduo vai
introjetando o outro dentro de si.Isto significa que cada pessoa, quando longe da
presença do outro, pode “chamá-lo” em pensamento, a cada um deles e a todos em
conjunto. Este fato assinala o início da construção em grupo enquanto comportamento
de indivíduos diferenciados.O que Pichon-Rivière denomina de “grupo interno”.

http://pt.scribd.com/doc/50473719/definicao-de-grupo


Liderança-
Embora existam múltiplas definições para a liderança, é possível encontrar dois elementos comuns em todas elas: por um lado é um fenómeno de grupo e, por outro, envolve um conjunto de influências interpessoais e recíprocas, exercidas num determinado contexto através de um processo de comunicação humana com vista à obtenção de determinados objectivos específicos. As funções de liderança incluem, portanto, todas as actividades de influenciação de pessoas, ou seja, que geram a motivação necessária para pôr em prática o propósito definido pela estratégia e estruturado nas funções executivas.

http://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/gestao/02conc_lideranca.htm


Liderança autocrática-
A liderança autocrática é uma forma extrema de liderança transaccional, onde o líder exerce um nível elevado de poder sobre os empregados ou membros da equipa. As pessoas que compõem a equipa não têm muitas oportunidades para apresentar sugestões, mesmo que estas sejam do interesse da equipa ou da organização.
A maior parte das pessoas não gosta de ser tratada desta forma. Assim, este tipo de liderança tende a despoletar elevados níveis de absentismo e de insatisfação. Além disso, os resultados da equipa não recebem a criatividade e a experiência de todos os membros da equipa, pelo que se perdem muitos dos benefícios do trabalho de equipa.
No entanto, no caso de alguns trabalhos de rotina ou sem exigência de qualificações, este estilo pode ser eficaz, se as vantagens do controlo se sobrepuserem às desvantagens.



Liderança Laissez-faire-
Esta expressão em francês significa "deixar andar" e é usada para descrever um líder que deixa os colegas prosseguir com o que fazem. Pode ser eficaz se o líder controlar o que é conseguido e der conhecimento disso à equipa de forma regular. Normalmente, a liderança laissez-faire funciona em equipas onde os indivíduos têm muita experiência e espírito de iniciativa válido. Infelizmente, também pode resultar em situações em que os gestores não exercem controlo suficiente

http://www.portal-gestao.com/gestao/lideranca/item/2161-conhecer-os-diferentes-estilos-de-lideran%C3%A7a.html


Liderança participativa-
Apesar de ser o líder democrático ou participativo a tomar a decisão final, os outros membros são incentivados a contribuir no processo de decisão. Isto não só aumenta a satisfação no emprego, ao envolver os empregados ou os membros da equipa naquilo que se está a passar, na empresa como também ajuda a desenvolver as capacidades de todos. Os empregados e membros da equipa sentem que controlam o próprio destino e sentem-se motivados para trabalhar com afinco por algo mais do que a mera compensação financeira.
.http://www.portal-gestao.com/gestao/lideranca/item/2161-conhecer-os-diferentes-estilos-de-lideran%C3%A7a.html

Máscara-
No latim, a palavra que designa máscara é persona, usada para definir as qualidades do ser representado. Tal é a origem da palavra pessoa, como usamos actualmente. Com as máscaras, nos transformamos em outra pessoa, adquirimos uma nova personalidade, apta a enfrentar qualquer realidade. Não raro usamos máscaras invisíveis, quase imperceptíveis, que nos ajudam a enfrentar as mais diversas situações. Entretanto não são sempre imaginárias, as máscaras são também reais e palpáveis, desde as épocas mais remotas da história da humanidade. Pode-se dizer que as máscaras representam uma espécie de mediação entre os homens e o mundo invisível. São uma expressão da fé na existência de entidades sobrenaturais. Pelo menos, assim é visto este objecto em várias culturas.

Http://www.lugaresdomundo.com/mascaras_0803.htm


Máscara na: Pré-história-
Usar uma máscara, portanto, significa deixar de lado uma personalidade quotidiana para assumir as qualidades do ser que ela representa. Esta descoberta deve-se ao homem primitivo e ficou gravada nas paredes das cavernas da Idade da Pedra. O mais antigo registo do uso de máscara que se tem notícia foi deixado nas paredes da caverna de Lascaux, na França, mostrando caçadores mascarados com cabeças de animais. Era uma forma de o homem adquirir as forças destes animais e assim garantir o sucesso da caça.

Http://www.lugaresdomundo.com/mascaras_0803.htm

Sociodrama-
É um método de trabalho em grupo que estuda um tema em concreto, uma situação social ou o si mesmo mediante um processo de grupo criativo guiado pelo instrutor. São os mesmos membros do grupo quem podem escolher os papéis e também os que podem ser designados.
No ensino, pode-se utilizar o sociodrama para ilustrar um aspecto concreto da vida no trabalho. Deste modo os estudantes podem utilizar o ambiente familiar para aprender novas situações sociais e como actuar em cada situação.

http://www.cibernarium.tamk.fi/havainnollistaminen_pr/sociodrama.htm


Técnica-
Este era o sentido que os gregos, na época clássica (século V a.C.), entendiam a arte: não existia a palavra arte no sentido que empregamos hoje, e sim "tekné", da qual originou-se a palavra "técnica" nas línguas neo-latinas. Para eles, havia a arte, ou técnica, de se fazer esculturas, pinturas, sapatos ou navios.

 http://conceito.de/técnica


Teatro de silhuetas-
Pelas possibilidades de trabalho com materiais acessíveis, estas experiências também podem ser apropriadas para actividades educativas. O Teatro de Silhuetas na educação pode ser uma estratégia de trabalho em seus aspectos teóricos, técnicos, práticos, culturais e artísticos.
A posição e articulação de mãos e dedos frente à fonte de luz produz silhuetas que remetem às formas do imaginário. Silhuetas podem ser criadas a partir da experimentação do posicionamento das mãos, com o uso de objetos nos dedos ou através do uso de luvas com volumes.

http://www.efdeportes.com/efd50/teatro.htm


Teatro de sombras–
Forma tradicional de teatro de bonecos praticado no oriente, principalmente na Índia, Java, Bali e Malásia. Consiste na manipulação de um boneco de varas, entre uma luz e uma tela, o que faz com que o espectador, sentado diante da tela, veja apenas a sombra do boneco.

Fonte: Dicionário de Teatro - Luiz Paulo Vasconcellos - L&PM


O que é Psicodrama?

Método de psicoterapia em grupo, criado em Viena pelo médico romeno Jakob Levy Moreno e que consiste em fazer os neuróticos improvisarem uma representação com cenas que retratem seu próprio comportamento na vida.

http://www.verbetes.com.br/def:41561:Psicodrama