PSICODRAMA VERSUS SOCIODRAMA

Psicodrama

Psicodrama é uma forma de terapia em grupo em que um dos elementos que constitui o grupo (protagonista) representa o passado, presente ou futuro encarado como problemático. O "teatro dramático" é realizado com a ajuda de um terapeuta (o encenador) que se serve de membros do grupo (público) ou terapeutas auxiliares, para desempenhar os papéis das pessoas significativas do protagonista na dramatização.
Esta técnica foi introduzida por Jacob Levy Moreno, que realizou a primeira sessão psicodramática oficial no dia 1 de Abril de 1921, em Viena de Áustria. Moreno verificou que podia modificar o comportamento das pessoas através do teatro, da representação. Assim, estruturou uma teoria e criou fundamentos para expor, de uma forma científica, uma explicação para as mudanças de comportamento.
Historicamente, o psicodrama marca a passagem do tratamento do indivíduo isolado para o tratamento do indivíduo em grupo, é diferente das outras técnicas puramente verbais, faz uso do corpo humano nas suas mais variadas expressões e interações com outros corpos.
Os interesses de Moreno - terapeuta e pedagogo - estão mais voltados para os indivíduos e suas relações do que para a cultura, os valores e normas sociais. Visam, preferencialmente, a espontaneidade e criatividade para que estes possam agir e intervir no meio social. Cria e desenvolve técnicas e procedimentos operativos como recursos para que o indivíduo possa atingir tais objectivos. As primeiras técnicas históricas são representadas pelo teatro de improviso e o jornal dramatizado (jornal vivo), as técnicas relacionadas às fases do desenvolvimento: duplo, espelho e inversão de papéis, consideradas básicas por servirem de base e fundamento para as demais.
 Como para Moreno o eu "é revelado pelo desempenho de papéis", ele vai privilegiar, sobremaneira a técnica do role-playing com todo seu desdobramento pedagógico (aprendizagem e treinamento de papéis) e terapêutico. A finalidade do role-playing como jogo psicodramático de papéis "é proporcionar ao actor uma visão do ponto de vista de outras pessoas, ao actuar no papel dos outros, seja em cena, seja na vida real".

Para a realização do "jogo dramático" é necessário passar por três etapas.

A primeira - refere-se ao aquecimento, ou seja, ao conjunto de procedimentos que intervêm na preparação da pessoa para a ação. A dramatização, isto é, a acção.

A segunda - etapa do psicodrama nela representa-se o que o protagonista propõe. Trata-se de concretizar em atos os pensamentos e as fantasias. Aqui revela-se a espontaneidade do protagonista, a capacidade que uma pessoa tem de adaptar-se adequadamente a novas situações, de dar respostas novas adequadas a situações mesmo antigas. O exercício da espontaneidade enriquece o indivíduo, permitindo-lhe uma melhor adaptação ao ambiente, por livre vontade e sem imposições que limitam a sua personalidade.

A terceira – e última etapa é a dos comentários. Nesta parte da sessão, solicita-se a opinião dos participantes (protagonista, técnicos auxiliares e membros do público) em relação à dramatização. Resume-se a um debate da representação de todos e, sobretudo, do tema ou acontecimento em que se baseia a dramatização.
Sociodrama

Relativo a psicodrama. Técnica de intervenção pedagógica e terapêutica dirigida à mudança de comportamento nos grupos. Foi desenvolvida por Jacob Moreno, nos EUA, nos anos 30 do século XX. Partindo da avaliação dos problemas sentidos no passado e no presente da vida de um grupo, tenta chegar a formas adequadas de resolução das situações e conflitos mais delicados. Este processo passa pela dramatização das experiências individuais dos vários elementos do grupo que entram no "jogo da cena". É a vida, a cultura do próprio grupo, que é dramatizada, encenada como teatro, que, no entender de Moreno, permite ao grupo ganhar consciência, como num jogo típico de espelhos, dos problemas que o atravessam e, ao mesmo tempo, refletir sobre as formas adequadas de intervenção.

http://www.cibernarium.tamk.fi/havainnollistaminen_pr/sociodrama.htm